sábado, 11 de setembro de 2010

Um sumiço. Algodão. E a Cartomancia.

Olá pessoal. estava já com saudades.
Escrevi diversos posts nesse tempo em que estive longe aos poucos, vou colocando-os online para nossas conversas continuarem. Mas hoje, em especial, quero falar de uma sincronicidade em especial.

Estou dando aulas em uma escola durante a manhã, e trabalhando no setor de fiscalização da prefeitura de Cambuquira, à tarde. Em Cambuquira, são muito comuns os jardins, e são belos jardins. Sentia muita falta de jardins, já que a proposta arquitetônica de Ouro Preto e de Mariana não permitia jardins externos nos centros históricos. Creio que o restante da população se adequava e também não produzia seus próprios jardins.
Já em Cambuquira, não vi casa sem jardim. E, claro, o Parque das Águas, ainda que em reformas, é um capítulo à parte.


Nas minhas andanças para o trabalho de fiscalização, vi diversos jardins externos com pés de algodão (Gossypium religiosum). É muito bonito; por fotos, temos idéia, mas a planta ali, à nossa frente, é outra coisa. E mais: vivendo como vivemos, que frango vem em pacote, e vaca só se for de caixinha, juro que, ao tocar o algodão, foi estranho perceber que sua textura é semelhante ao... tecido de algodão!
Há pouco, aproveitando a energia da Lua Nova às vésperas do Equinócio, fiz um ritual a Gaea com as sementes de algodão que colhi. Foi muito forte o sentir do pulsar da Terra enquanto absorvia a Água, o Ar e o Fogo do Sol. É um ritual muito simples, mas muito forte, que eu retirei do Livro dos Rituais para o meu Grimoire: 
Com algum fruto ou semente (a proposta inicial é uma maçã, por todo o conteúdo simbólico que ela possui; contudo, acredito que qualquer vegetal é sagrado, e qualquer um servirá ao propósito, desde que o operador se conecte com sua energia específica), abra uma vala na terra, com todo o carinho; sinta a terra cedendo ao esforço de produzir, e veja como isso é semlhante ao nosso próprio esforço em concretizar nossa prosperidade e segurança; umedeça a Terra, caso ela esteja muito seca, para facilitar o processo (estamos numa fase de estiagem aqui no Sul de Minas... a Tarra anda bem seca). Olhe para o fruto ou para as semente: ali se guarda um ser completo, aguardando sua chance de seguir em frente e ofertar sua sabedoria ao mudo. Coloque o fruto ou as sementes na Terra, com gratidão ao Planeta, tape o buraco, e oferte um pouco da sua energia psíquica ao processo de germinação. Casodeseje, pode fazer uma libação de vinho.
É simples, eu sei; mas é muito forte...
Depois do ritual, vim procurar informações sobre o Algodão. Acredito (e, caso algum terapeuta floral possa confirmar), que esse floral sirva à nossa prática também, limpando e filtrando nossos canais psíquicos.


Nos Florais de Saint Germain, "o floral Algodão trabalha a visão e a audição no nível da alma. Faz a limpeza, remove obstáculos (bloqueios) em nossa audição suprafísica. Refaz a conexão de nossa personalidade com nosso Eu Superior. Essência floral benéfica para pessoas que ocupam cargos em posição de comando: governantes, líderes revolucionários, líderes políticos, dirigentes sindicais, etc. Atua também em nossos corpos físico e sutis, costurando rombos em nossa aura causados por traumas físicos e psíquicos, ou produzidos pela mediunidade forçada e não natural no indivíduo. Na fitoterapia o Algodão é usado nas afecções do ouvido, combate algumas doenças de pele: espinhas, cravos, herpes, bouba (doença infecciosa causada pelo Treponema pertenue), cura feridas (também uso tópico), alivia dores de queimaduras. Combate enfermidades próprias da mulher: ausência de menstruação, menstruação dolorosa, hemorragia do pós-parto, inflamação do útero e do ovário. Provoca contrações uterinas nas retenções de placenta, devolvendo às paredes do útero suas funções naturais. É eficiente na expectoração com sangue, combate as hemorragias, favorece a digestão, é auxiliar nas afecções e no funcionamento das vias urinárias. Tem propriedades diuréticas, atua contra os catarros, desinteria, diarréia e enterite."

Um comentário:

  1. Ah, a natureza...

    Cada dia mais andam me convencendo q eu tenho q plantar alguma coisinha, nem q seja um pé de feijão... num algodão!! :)

    Passa lá mo meu blog e conhece um pouco das minhas loucuras.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...