quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Jornada do Louco em sua autodescoberta: O Chamado


Olá pessoal. Começamos agora nossa jornada. Primeiro passo: o nascimento. Você desperta para a necessidade que advém do novo. Já é pressuposto desafios e dificuldades nesse momento. 


O Louco é mais que o herói da aventura. Talvez por seu papel trickster entre os Maiores, é tido como o protagonista da história. Mas é muito temerário acreditar que ele atravessa a viagem incólume. Ele amadurece a cada passo e, sem deixar de ser quem é, já não é mais o mesmo. Poderíamos o tomar por permeável às influências das demais cartas/passos. Mas ele representa, talvez mais que o próprio personagem, um evento. O Chamado.
Por mais confortável que seja a situação em que se encontra agora, quando o chamado é recebido nada é mais como antes. Não adianta tentar se esconder na rotina, sobre a pena de trair a si mesmo. 
Pense no que você precisa agora. Qual é o passo que você quer dar, agora. 
Se o Louco saiu para você na posição de separação, pense se não está na hora de empreender um novo caminho, uma nova tarefa, um novo passo, uma viagem. Como essa é uma situação que lhe "empurra", pode ser que você seja motivado por algo ou alguém do seu círculo. Esteja atento aos sinais e feedbacks. Se o Louco saiu na posição de iniciação, verifique se não está na hora do salto para o qual vem se preparando (e protelando) já há algum tempo. Não dá para ensaiar e adiar para sempre. E lembre-se que o improviso também é habilidade e arte, como ensaio. Nem sempre dá certo, mas quando dá certo - e quando se trata d'O Louco, a chance é grande - o improviso surpreende plateia e ator. Se o Louco sai na posição de retorno, pense no que é de fato essencial nesse momento. O que é que você pode ofertar ao mundo? Uma flor, um sorriso, um abraço? Ninguém, ninguém pode fazer o que você faz. Mesmo que seja o mesmo gesto, não é você. Você é único e precisa se lembrar disso.
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui.

Sem mais delongas, os participantes da promoção foram (em ordem de comentário válido na postagem precedente):

1.  Christiane
2.  Iony
3.  Lindsay
4.  Claudia
5.  Edy
6.  Flávio
7.  Michele
8.  Lilian
9.  Osvaldo
10. Silvia
11. Rhadra
12. Piter
13. Marcia
14. Rachel
15. Jacqueline
16. Paty
17. Gabriel
18. Márcio
19. Michele Serinolli

E o vencedor da promoção é...



Gabriel! Parabéns! Entrarei em contato pelo e-mail cadastrado e providenciarei o envio do seu presente. 
Abraços a todos, e continuemos nossa jornada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...