domingo, 14 de outubro de 2012

Curso de Petit Lenormand no Rio de Janeiro: uma vivência para além da expectativa.


Olá pessoal. Passei a mais recente semana no Rio de Janeiro, dando o curso presencial de Petit Lenormand e realizando atendimentos. Mas não somente isso; vivenciei momentos de profunda gratidão e partilha com pessoas especiais, maravilhosas. Como diz o Navio do Petit Lenormand: ao viajar,  fui um, mas ao voltar jamais poderia ser o mesmo.


O curso correu como deveria ser. Com tranquilidade para o aprofundamento. Atenção à pluralidade de manifestações para a unidade de interpretações - e na unidade, a multiplicidade de possibilidades de acesso ao conteúdo latente.



Para entender o fenômeno Lenormand, é necessário história, mas também sensibilidade para se encontrar ali, entre os baralhos. Com as bênçãos da Sibille des Salons, claro. 



Mergulhamos, no primeiro dia, na teoria que norteia a interpretação das imagens e dos naipes. A história do baralho se fez premente, para entendermos, inclusive, como se deu a transposição de significados que norteia a prática aqui no Brasil, em contraposição à Europa. Idiossincrasias mínimas, mas importantes. Deuses moram nos detalhes. Em cada um deles.



No segundo dia, fomos para a prática. Fundamental que assim fosse. Apresentei, à título de ilustração, a minha forma de abrir o ritual com o Petit Lenormand - Cartomancia é magia, é manipulação de energia, é abertura de canais sutis, ainda que para se ler um baralho não precisemos de nada disso. Mas a vida é colorida, não é monocromática. Frente à isso, a Cartomancia é caleidoscópica. E minha forma não é a única correta, ainda que seja a correta para mim; é apenas um ponto de partida.



Em seguida, fomos para a prática em pares. É importante ler (para) o outro. Para entender como se vê e o que se vê. O outro é reflexo, é espelho. É fonte, de conhecimento e descoberta.



A Editora Alfabeto havia disponibilizado um Petit Lenormand para sorteio, e eu não queria nenhum método que não fosse cartomântico para sortear. Ganharia quem tirasse o Coração. Prem Mangla o encontrou.
Foi uma delícia oferecer esse curso. Me senti amparado no processo, oferecendo o que sei, e recebendo como retorno questionamentos e formulações que me deixaram pensando, também. Saí transformado do processo. Vou assimilando aos poucos.

Mas o curso em si foi um começo, não um fim. Passei o restante da semana entre atendimentos e encontrar pessoas queridas. A primeira pessoa que encontrei foi a Sonia Boechat, do blog Tzara da Estrela.


Sonia e seu altar... E meu livro sobre a mesa!
Uma honra e tanto para mim!

Existe uma coisa nas relações virtuais que me incomoda. Nada, mesmo, garante que o virtual corresponda ao real. Mas minhas mais recentes incursões tem sido muito prósperas. A Sonia é exatamente o que demonstra ser no Tzara da Estrela: um amor de pessoa. Um doce, um carinho. Só posso expressar minha gratidão por esse encontro. Aquele dia foi especial, e espero verdadeiramente ter a oportunidade de encontrá-la novamente, várias vezes. Tenho muito a aprender com ela. E desejo isso.
Sonia, gratidão pelo presente. Farei valer (muito!) a pena. Obrigado, mesmo.


Eu, Tânia e o livro

Outro encontro ultra marcante foi com a Tânia Durão, responsável também pelo blog As Cartas Ciganas. Um amor de pessoa, um doce. Já era seguidor do seu blog, agora sinto-me seu amigo. Almoçamos juntos, mas foi muito pouco tempo para o tanto que tínhamos para conversar. Oportunidades não nos faltarão, tenho a certeza.



A experiência de passar todos esses dias com a Prem Mangla também foi inesquecível. Carteados não faltaram! Imagine se, entre dois cartomantes, faltariam! Foi troca, crescimento, inspiração e companheirismo. Tive a honra de participar de suas aulas de Baralho Cigano e Tarô. Obrigado, mesmo, Prem, pelo carinho. 


Eu e o Helder, um carinho de pessoa. 
Só faltou um carteado.

Tive vivências intensas com as minhas cartas. Entrei em contato com pessoas maravilhosas. Conheci trabalhos fantásticos, e me permeei de questões que não serão sanadas tão facilmente. Ainda bem; crescer dá trabalho. 
Espero voltar em breve, reencontrar todo mundo, e mais: peço desculpas à todos aqueles a quem não consegui encontrar. Não nos faltarão oportunidades, prometo.
A todos que encontrei e reencontrei, meu carinho e meu amor, meu agradecimento e minha bênção. Obrigado pela acolhida, espero revê-los em breve.
Como não poderia deixar de ser, essa viagem teve trilha sonora. By Tia Lalucha. Certas coisas só fazem sentido quando sentidas e esperadas... mesmo que por muito tempo. 



Abraços a todos.



12 comentários:

  1. Que maravilhoso!! que esta seja a primeira de muitas viagens e encontros ( e reencontros)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Espero estar presente no próximo curso. Saudades!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre uma honra para mim partilhar com você, Regina. Sempre. Sinto também muitas saudades suas. Um beijo!

      Excluir
  3. Muito lindo estas trocas com outros profesionais.... estou muito orgolhosa do seu caminho querido amigo. A Sonia e a Tania sao maravilhosas (um doce e lindas) e tb muito profesionais. Bjs e tanto successo, como dizem aqui na Italia "In bocca al lupo"... baijaooo....

    Odete Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Odete..! Espero tanto pelo momento em que nos conheceremos pessoalmente! É uma sensação indescritível perceber que todo o carinho nutrido virtualmente reverbera no plano físico. Haverão oportunidades de nos encontrarmos. Sim, haverão.

      Excluir
  4. Querido Emanuel,
    Encontros de Alma nos deixam assim, felizes, realizados, serenos e alimentados por um bom tempo.
    Agradeço muitíssimo pela oportunidade que tive com sua visita, e sinto que o mesmo pude sentir de você, uma pessoa inteira,amorosamente comprometida com sua trabalho criativo seja ao falar sobre as Cartas ensinando ou a trabalhar com elas de forma segura e cheia de magia, sabendo ouvir e interpretar os que os arcanos dizem, que segredos contam...
    Obrigada, que Deus te ilumine os passos e os Ciganos do Astral sempre te mostrem a direção!
    Um abraço carinhoso, bjus!
    Aminturah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E digo mais, querida Sonia: que eles providenciem mais e mais encontros, mais e mais trocas, mais e mais oportunidades de vivenciarmos nesse plano esse encontro. Um beijo!

      Excluir
  5. Que delícia, Emanuel! Volte ao Rio sim, pra você autografar meu livro..kkkkk a Sônia eu tive a oportunidade de conhecer, ela é tudo isso e mais um pouco! E a Tânia só conheço virtualmente, já conversamos por e-mail, mas espero ter a oportunidade de também conhecer pessoalmente, assim como você. Muita luz e sucesso a todos esses profissionais maravilhosos!

    Abraço,

    Adriana Teixeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, voltarei, sim! E espero sim, encontrá-la para podermos prosear um bocado sobre o nosso carteado! Obrigado pelo carinho!

      Excluir
  6. Parabéns Emanuel!
    Fui procurar imagens de cartas na web e só deu voce...
    Tem quase 1 ano... Quando fizer o próximo aqui no Rio me avise.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madalena! Que bom isso, fico feliz demais que tenham florescido na sua tela imagens cá do blog. Assim que tiver notícias de uma ida ao Rio, lhe aviso! Beijão!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...