quinta-feira, 11 de outubro de 2012

The Game of Thrones Lenormand: Jogo das Grandes Casas.


Olá pessoal. Desenvolvi esse método para utilizarmos na experiência do Game of Thrones Lenormand. Contudo, creio que possa ser utilizado com qualquer oráculo. Baseia-se nas Grandes Casas de Westeros, em seus lemas e prerrogativas (não necessariamente em seus personagens). Para facilitar um pouco a abordagem, correlacionei as Casas de Westeros com as Casas da Cruz Celta em alguns aspectos, que não abarcam o todo, mas aproximam uma e outra. A ordem das Casas respeita a ordem como são apresentadas no Livro Um das Crônicas de Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos, não tendo, portanto, nenhuma atribuição específica dada por mim em termos de importância ou significado.
Experienciemos.



Casa 1: Baratheon
O selo dos Baratheon é um veado coroado, negro, em campo dourado. Seu lema é nossa é a Fúria. A carta que sair nessa casa dirá aonde é que a sua vontade pessoal pode causar modificações efetivas na situação atual. Por outro lado, se negativada, mostrará os malefícios de ceder aos desejos sem ouvir bons conselhos. Corresponde à Casa 1 da Cruz Celta.



Casa 2: Stark
Suas armas são um lobo gigante cinzento em campo branco de gelo. O lema dos Stark é o Inverno está para chegar. A carta que sair nesta casa dirá quais são os obstáculos da jornada, internos e externos - por vezes, ao crermos estar fazendo a coisa certa, estamos, na verdade, selando um destino reverso. Essa é uma casa de aviso e pede atenção ao seus eflúvios. Corresponde à Casa 2 da Cruz Celta.



Casa 3: Lannister
Seu selo é um leão dourado em campo carmesim. O lema dos Lannister é ouça-me rugir!. Uma das frases mais utilizadas por Tyrion Lannister (cf. carta 26) é Um Lannister sempre paga suas dívidas, e nessa casa veremos os débitos e créditos que você tem a cobrar ou ser cobrado. Em outras palavras, qual é o caminho para obtenção do equilíbrio na situação. Corresponde à Casa 9 da Cruz Celta.



Casa 4: Arryn
Seu selo é a lua e o falcão, de branco, em campo azul-celeste. O lema dos Arryn é: Tão alto como a honra. Nessa casa veremos a essência inatingível da questão: mesmo que tudo dê certo, mesmo que tudo dê errado, mesmo que tudo chegue ao limite... Esse ponto, representado pela carta que aqui sair, não deve ser tocado. Corresponde à Casa 4 da Cruz Celta.



Casa 5: Tully
O símbolo dos Tully é uma truta saltante, de prata, em campo ondulado de azul e vermelho. O mote dos Tully é: família, dever, honra. Nessa casa vemos os aliados e inimigos, auxílios ou obstáculos trazidos por pessoas de nosso círculo pessoal para a natureza da questão. Corresponde à Casa 8 da Cruz Celta.

Casa 6: Tyrell
O símbolo dos Tyrell é uma rosa dourada e campo verde-relva. Seu lema é crescendo fortes. Nessa casa, veremos as ambições e o caminho do crescimento a partir das modificações sugeridas pelas casas 2 e 3. Corresponde à Casa 7 da Cruz Celta.



Casa 7: Greyjoy
O selo dos Greyjoy é uma lula gigante dourada em campo negro. Seu lema é nós não semeamos. A religião do Deus Afogado, do qual os Greyjoy são devotos, prega que "O que está morto não pode morrer, mas volta a erguer-se, mais duro e mais forte". Aqui, nessa casa, veremos o que está fora do seu controle, mas merece cuidadosa atenção, para não gerar aborrecimentos. Corresponde à Casa 5 da Cruz Celta.

Casa 8: Martell
O estandarte Martell é um sol vermelho trespassado por uma lança dourada. Seu lema é insubmissos, não curvados, não quebrados. A carta que cair nessa casa indica quais são suas qualidades e valores na obtenção do seu desejo, mas também aponta para as áreas onde você deveria estar mais aberto a parcerias e auxílio. Corresponde à Casa 6 da Cruz Celta.



Casa 9: Targaryen
O estandarte Targaryen é um dragão de três cabeças, vermelho sobre negro, sendo as três cabeças representativas de Aegon e suas irmãs e esposas. O lema Targaryen é Fogo e sangue. Nessa casa, veremos os resultado final dos seus esforços, e o conselho das cartas para seus próximos passos.  Corresponde à Casa 10 da Cruz Celta.



Experienciemos o jogo, e vejamos como se aplica às nossas práticas. Eu coloco conforme a imagem abaixo (em círculo), mas é possível, por exemplo, três colunas de três cartas; utilize a formação que achar mais adequada. Se achar necessário, reporte suas dúvidas ou experiências com o jogo.
Mesa de jogo

Fonte das imagens: Nerd Pai.



Ah, e vamos para o nosso sorteio de um baralho Petit Lenormand, cortesia da Editora Alfabeto! Os participantes da vez são:


1. Renan
2. Michele
3. Iony
4. Piter
5. Pedro
6. Raquel
7. Leni
8. Juliana

E @ felizard@ da vez é...

Michele! Mantendo a fama de ganhadora de itens do blog!
Parabéns! Entre em contato para eu poder enviar o prêmio!

Abraços a todos.

4 comentários:

  1. Manú!!! Eu adorei, vou usar com o tarot pq não leio lenormand. Me inspirou a relacionar com as sefirots da cabala judaica :))) bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Mais níveis de análise, Nivia! GoT e cabala... HMMMMM...

      Excluir
  2. Amei! Estou compartilhando na página!Vou testar e depois conto como funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia! Obrigado! E assista o seriado quando puder, vale muito muito mesmo a pena. Sou suspeito para falar porque sou fã convicto! Um beijo!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...