quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Jornada do Louco em sua Autodescoberta: A Sacerdotisa.


Olá, pessoal. Passamos à segunda etapa da nossa jornada, a iniciação. Encontraremos os quatro sábios do primeiro setenário: A Sacerdotisa, a Imperatriz, o Imperador e o Hierofante. Cada um deles rege um dos quatro elementos e uma experiência específica, dentro dessa jornada. 

Sacerdotisa
Ancient Italian

A Sacerdotisa oferece-nos a oportunidade de entendermos o mundo relativo aos sentimentos. Então, para além da experiência dos exercícios propostos, sugiro que você se atenha aos seus sentimentos nesses quinze dias que nos separam da experiência seguinte. 
O herói, em seu caminho para a Totalidade e para a realização da sua tarefa, tende a aprender a lidar com os quatro elementos - que observou com curiosidade sobre a mesa do Mago, ainda que não tenha tido habilidade para lidar com eles. 
O primeiro plano com o qual o Herói da Jornada tarológica se depara é o emocional. As emoções são nossa diferenciação do mundo. Só podemos sentir o que corresponde às emoções individuais, ou por compaixão, aproximarmo-nos da experiência dos outros. Mas sempre através de um crivo pessoal. Somos protagonistas de nossas próprias histórias. Somos indissociavelmente individuais. Esse mundo é bem conhecido e frequentado por poetas e artistas em geral, aqueles que, a partir da experiência do todo, fazem sua parte pelo mundo.
Ler o livro/pergaminho da Sacerdotisa é como ler seu próprio diário ou perscrutar um espelho. É reconhecer-se como protagonista, atender ao chamado, reconhecer seu potencial de forma crítica, e, evidentemente, observar as modificações que a passagem do tempo causaram em você. 
Se você tirou a Sacerdotisa na posição de Separação, é importante questionar como seus sentimentos estão, de fato. Você ainda consegue ouvir a voz interior ou ela já se calou há muito tempo? Você tem medo de experiências extra-sensoriais? Se você tirou a Sacerdotisa na posição de Iniciação, a sua Voz Interior está pedindo para ser ouvida, através de estímulos externos cada vez mais audíveis, podendo ser confundida com sincronicidades. Se a Sacerdotisa sair na posição de Retorno, você recuperou uma parte da sua individualidade, da sua identidade. Não perca isso novamente.
Os exercícios propostos e a bibliografia utilizada estão em um arquivo PDF. Para baixar, clique aqui. Caso queira conhecer outras versões dessa carta, clique aqui


Caso você se identifique com o baralho Waite Smith, sugiro que leia meu texto sobre a Sacerdotisa, aqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Emanuel, mais tarde volto para comentar seu post, e ler outros que preciso atualizar, aproveitar o feriado, agora vim para te oferecer um premio que se encontra em meu blog.
    se quiser claro,
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço enormemente, Angela! Muito, mas muito obrigado mesmo!!! Um beijo!!!

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...