segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Baralho Cigano da Fábrica do Baralho.


Olá pessoal. Esse baralho foi para mim uma das maiores surpresas agradáveis de 2012. Quem costuma adquirir baralhos aqui no Brasil sabe que os padrões se repetem ou, quando o baralho é de arte singular, o papel não dura. Para quem os utiliza profissionalmente durarão um ano, talvez, com maior cuidado no uso, e menos tempo se o baralho for utilizado como ferramenta diária. As bordas esgarçam, a cor esmaece, o baralho empena, entre outros problemas oriundos única e exclusivamente da natureza do papel utilizado na impressão.

Evidentemente, o custo desses baralhos é baixo, e são encontrados em quase todas as casas de artigos esotéricos ou de umbanda. Se não pelo amor às imagens, não há motivo para grandes apegos – são baralhos para serem de fato usados e descartados, ritualmente ou não.
O Baralho Cigano da Fábrica de Baralhos é uma exceção à regra. O primeiro impacto que tive com esse baralho foi em relação ao papel. Aveludado. Embaralha delicadamente. Fosco – nada pior que uma carta que revela mais a luz da vela que a ilumina que a mensagem a que se propõe. O acuro é indiscutível, o acabamento é impecável. 

Suas imagens são originais, diretas e ricas, cada atributo está no seu lugar. A carta das Nuvens (carta 06) possui uma montanha, algo que pode confundir no início, mas não é nada que atrapalhe a leitura. Os Trevos (carta 02) acompanham o modelo do Lenormand Piatnik, que auxilia na familiarização tanto os praticantes da Escola Brasileira quanto da Escola Europeia. Mantém os naipes, algo que para mim é fundamental. Suas cores são ricas, lembrando o Lenormand ASS. Seguindo uma tendência europeia, é o primeiro baralho brasileiro a não possuir bordas, o que gera uma experiência singular no momento em que dispomos a Mesa Real.
O folheto que o acompanha foge à "regra" de manter o mesmo texto, já obsoleto, que temos nos livretos que acompanham os baralhos brasileiros.
O custo-benefício é evidente. Bom, muito bonito e acessível, durável. As experiências de colegas de ofício com tais cartas corrobora seu bom uso. Tenho o utilizado desde a Mystic Fair São Paulo, e ele mantém suas características, atestando sua durabilidade. Um baralho para a vida toda, ou para grande parte dela.
Aos professores de Cartomancia que assim desejarem, é possível personalizar o logo de sua escola no verso das cartas.
Para adquiri-lo, visite a Fábrica do Baralho.

2 comentários:

  1. Emanuel, o que me reforçou a comprar este deck foi o seu depoimento. Realmente, este baralho é muito bem feito, brilho fosco, o toque nele é muito bom! Fiz a compra e a entrega foi em poucos dias úteis (RJ capital). Desenhos super legais, em que é fácil para identificação do consulente para aqueles que gostam de ver as figuras.
    Se o meu Pinguim está durando 17 anos e só foi usado para o pessoal, com este da Fábrica do Baralho utilizarei para consultas externas.
    As cores são muito vivas e vibrantes, não me arrependo!

    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gosto muito desse baralho, Carolina. É um dos baralhos mais legais publicados aqui no Brasil, sem dúvida.

      Excluir

Quando um monólogo se torna diálogo...