quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

The Game of Thrones Lenormand: 06. As Nuvens chegam... Joffrey.


Olá pessoal. Continuando nossa série, falemos de um dos personagens mais odiados das duas temporadas de Game of Thrones: Joffrey Baratheon. Se você ainda não assistiu o seriado, sugiro que não leia essa postagem recheada de spoilers.



Covarde, cruel, desumano. Um tirano. Joffrey desafia o bom senso. Afinal de contas, ele é o Rei, ele está sentado no Trono de Ferro... Mas será que o merece?
Joffrey Baratheon é o filho mais velho e herdeiro do Rei Robert Baratheon e Rainha Cersei Lannister (32 do Game of Thrones Lenormand). No entanto, o seu verdadeiro pai é Jaime Lannister, irmão da rainha. Ele tem 12 anos no início da série, e mais tarde torna-se no segundo rei da Casa Baratheon a sentar-se no Trono de Ferro. Robert nunca questionou a paternidade do menino, mas é claro ao longo dos livros que ele estava profundamente decepcionado com seu "filho" e sentia pouca afeição por Joffrey.
Joffrey, juntamente com o restante da família real, fez a viagem para Winterfell após a morte de Jon Arryn. Lá ele começou a cortejar Sansa Stark, de quem ele estava noivo - uma tentativa de Robert de unir Baratheons e Starks.
O único que desafia Joffrey é seu tio Tyrion (26 do Game of Thrones Lenormand). Uma das cenas que os fãs mais reprisaram foram os tapas dados por Tyrion nas faces do... hmm... príncipe. A gente tem a chance de usufruir desses trinta segundos no vídeo abaixo.



É importante ressaltar que a faceta maléfica de Joffrey só aparece no meio da primeira temporada. Ele aparenta ter modos de um rei, convencendo Sansa de seu amor. Até beber um pouco de vinho de verão, enquanto passeia com Sansa.
O casal encontra Arya Stark (22 do Game of Thrones Lenormand) e o seu amigo Mycah, o filho do açougueiro, praticando luta de espadas. Bêbado, Joffrey ordena que Mycah treine com ele; Mycah não aceita, e Joffrey fere-o no rosto com a sua espada, ignorando os pedidos para deixá-lo em paz. Arya bate-lhe com seu galho, permitindo a Mycah escapar.  Joffrey, enfurecido, tenta bater em Arya mas é atacado por Nymeria. Arya lhe tira a espada (chamada Dente de Leão), ameaça-o com ela e a arremessa para o Tridente, humilhando-o, especialmente quando o seu tio Renly abertamente ri do sobrinho por ter sido desarmado e magoado por uma menina mais nova do que ele.


Mais tarde, Joffrey afirma perante a corte de Robert que ele tinha sido atacado por Mycah e Nymeria. Isso resultou na morte de Mycah e Lady (Loba de Sansa), o que provocou o ódio de Arya (ouviremos Arya dizer muitas vezes durante o seriado "Lier!!!"). 

Ned Stark descobre o incesto dos gêmeos Lannister. Cersei protege o segredo dos seus filhos arranjando a morte do Rei Robert. Após a morte de Robert, Joffrey convoca o seu conselho e ordena que se tomem providências para sua coroação. Quando Ned apresenta o testamento de Robert, declarando-o Regente e seu verdadeiro filho como herdeiro ao Trono de Ferro, Cersei rasga o testamento e aconselha Ned a jurar fidelidade ao seu filho. Ned, por sua vez revela que Joffrey não tem direito ao trono e é nascido de incesto, mas é rapidamente preso por traição.
Depois de assumir o Trono como herdeiro de Robert, Joffrey nomeia seu avô, Tywin Lannister, como nova Mão do Rei, sua mãe para o pequeno conselho e Jaime Lannister como Senhor Comandante da Guarda Real, substituindo o lendário cavaleiro Barristan Selmy do seu serviço, contra todas as tradições. Sansa se ajoelha e implora que ele poupe a vida de seu pai. Joffrey promete a Sansa ser misericordioso, mas quando Eddard Stark é obrigado a confessar os seus "crimes" e declarar que Joffrey Baratheon é o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, a sua misericórdia era afinal a decapitação rápida de Eddard Stark em público à frente da jovem, com sua própria espada, Gelo. 



Este ato cruel e irrefletido era contra a vontade da sua família, que pretendia minimizar mais derramamento de sangue e restaurar a paz do rei e levou à intensificação das hostilidades, pois o filho de Eddard, Robb Stark(carta 18 do Game of Thrones Lenormand), declarou-se o Rei no Norte e prometeu matar Joffrey, em retaliação, mergulhando Westeros numa guerra civil devastadora. Joffrey forçou Sansa a olhar para a cabeça decepada de seu pai, e continuou a maltratá-la e humilhá-la, como castigo por cada uma das vitórias de Robb.



O governo de Joffrey é marcado por capricho atrás de capricho, tornando difícil, mesmo para sua mãe, o controlar. Sansa ficou presa à sua vontade, e, ele fazia com que os seus guardas a espancassem para sua diversão. Quando ele tentou fazer com que a despissem, Tyrion interveio, impedindo-o. 



A sua crueldade e a diminuição da qualidade de vida em Porto Real fizeram dele um rei bastante malquisto, e ele quase foi morto num motim provocado pelo seu temperamento.



Muito ainda poderia ser dito das atrocidades de Joffrey. Muito ainda poderia ser exposto. Mas acho que já deu para entender de que tipo de pessoa estou falando. Se quiser maiores informações, clique aqui.



Joffrey Baratheon é interpretado por Jack Gleeson.


Quando Joffrey, as Nuvens, sai no jogo de Game of Thrones Lenormand, prepare-se para um momento de tensão inesperada, como um nevoeiro. Se o lado luminoso, promissor, ou o sombrio, temerário, estarão em voga, nunca se sabe; é necessário uma goela muito grande para engolir os sapos da vez. Tensão e preocupações são a tônica do momento, e, sobretudo, cuidado para não dar passos sem saber aonde, exatamente, está pisando, como Sansa fez. Além disso, assim como a coragem de Joffrey, as influências dessa carta são fugazes diante do Sol ou de uma situação prática, sendo muito mais fruto de sua cabeça do que, de fato, problemas do cotidiano. Auto-sabotagem é muito possível, num caso como esse - ver as questões problemáticas muito maiores do que de fato são.
Abraços a todos, e até o próximo post - A Serpente Melisandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...