terça-feira, 26 de março de 2013

...e dois Anjos oram por um cálice de sangue.

Dois de Espadas
Paz
Thoth Tarot

Talvez nenhum outro título proposto por Crowley para as cartas numeradas seja tão controverso quanto o dado ao Dois de Espadas. Paz. Será mesmo? Para entendermos o título, vamos de encontro aos aspectos circundantes: a imagem e a atribuição astrológica.

Reparemos na empunhadura.
Anjos em prece. Mas não se engane; são anjos que imploram pela lambida da lâmina. Nada em Espadas é o que parece ser, embora entender o que parece auxilie no entendimento do que é de fato.
A rosa azul é perfurada pelas duas lâminas e, veja só, aparentemente, é justamente o cruzar das lâminas que mantém as pétalas unidas. Até quando? 
Segundo Elias Mendes, em sua página Mega Astrologia do Facebook (acesso em 8 de dezembro de 2012):

Miniatura do Códice "Decretos de Smithfield" 
( final do século XIII, início do XIV)
Biblioteca Britânica, Londres.

Libra acaba sendo um posicionamento complicado pra se ter a lua, porque o bem estar da pessoa acaba dependendo de fatores que frequentemente, mesmo sob as melhores condições, fogem ao controle: a harmonia em sua relação com o ambiente. Esperar pela cooperação alheia pode ser frustrante, e muitas vezes a lua em libra acaba gastando um excesso de energia na tentativa de estabelecer um equilíbrio 

que no final das contas é muito delicado e se desfaz por motivos estúpidos. Nem todas as pessoas são dispostas a cooperação, nem todas as pessoas aceitam facilmente que sua liberdade termina quando começa a do outro. Quanto mais a pessoa tentar viver sem a dependência da aprovação pública e sem tentar intervir no equilíbrio do seu ambiente, mais harmonia ela vai obter, porque o equilíbrio no final das contas acaba sendo um processamento interno, passa por uma capacidade de se aprender a conviver e aceitar as diferenças. 

A grande vantagem da lua em Libra reside na sua "super-percepção dos outros". É como um super poder, existe uma consciência social muito forte, onde ela consegue perceber as disposições, medos, vontades e desejos das pessoas através do convívio, com uma velocidade muito alta. Isso garante as pessoas que tem a lua em libra a capacidade de se antecipar aos outros e faz com que sua interação com as pessoas seja amplamente facilitada. A inteligência social, e a capacidade de "manejar" outras pessoas é muito desenvolvida. 
Ficam questões a serem pensadas, aqui. Para acompanhar mais de perto meus pensamentos sobre o naipe de Espadas do Tarô Thoth, sugiro a leitura desse texto aqui, que eu escrevi para o Clube do Tarô.
Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...