sexta-feira, 8 de março de 2013

Para o entendimento da carta 29 do Petit Lenormand.


Olá pessoal. A carta 29 do Petit Lenormand é representada por uma mulher, relacionada ao ás de Espadas, e seu poema (Lenormand Cartamundi, tradução livre) fala "A adorável carta da Senhora / [que] ela não se desvie / dos primeiros sinais / de amor e de felicidade."

As cartas 28 e 29 são cartas a princípio fáceis de se entender - são as Testemunhas, aquelas que nortearão a leitura durante todo o jogo, representando o consulente e sua contraparte. Acontece que temos dois problemas nessa afirmação: 1. Nem sempre a questão que norteia o consulente é de natureza afetiva e 2. Nem sempre o consulente é heterossexual. Já propus algumas possibilidades interpretativas no segundo caso (caso seja um homem homossexual, procurar seu companheiro nos Reis; se for uma mulher homossexual, procurar entre as Rainhas). Mas agora aprofundemos no primeiro caso. E, para isso, precisamos mergulhar profundamente no feminino, encontrando em nós mulheres célebres por sua forma e coragem... De serem mulheres. Evidentemente, para uma mulher será uma experiência muito mais fácil do que para um homem, mas convido a todos a superarem os limites do gênero em busca do entendimento que supera a todos eles.
Não há muito o que dizer. Há mais o que mostrar. 
É uma lista em franco crescimento, que tende a se expandir ad infinitum: sempre existe um exemplo na vida de cada mulher.

Frida Khalo
Auto-Retrato (Dedicado a Leon Trotsky). 1937. 
Óleo sobre masonita. 76,2 x 61 cm. 
Museu Nacional das Mulheres nas Artes, em Washington, DC, EUA.

Maria Bonita


Maria Gomes de Oliveira, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, no município Paulo Afonso, Bahia.
Teve de um casamento fracassado, no qual não teve filhos. Além do mais, o marido era estéril e a diferença de temperamento gerou conflitos que levaram o casal a se separar.
Porém, no fim de 1929, Maria Bonita conheceu o temível Rei do Cangaço no sertão, Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, aos 32 anos. Ela tinha apenas 18.
O chefe de bando era vingativo, cruel e destemido, mas também tinha lá seus momentos de herói romântico. Dos saques das fazendas dos latifundiários do sertão, furtava perfumes franceses e o melhor uísque escocês. Ao relento nos acampamentos, entre as fugas para escapar da perseguição policial, puxava um fole de oito baixos e a ele foi atribuída a autoria de um dos maiores sucessos do cancioneiro sertanejo e nacional, "Muié Rendeira", de cuja autoria se apropriaria, no Rio, o malandro Zé do Norte.
Morando na chácara dos pais, após um ano de namoro, foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos.
Supõem-se que Maria Bonita engravidou quatro vezes e que em duas delas perdeu os filhos. Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião de nome Expedita Ferreira Nunes, a única reconhecida legalmente, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. 
Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe),foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"). Foi degolada viva, assim como Lampião, porém este já morto, e outros nove cangaceiros.
Maria Bonita tornou-se um símbolo feminista da força da mulher nordestina e brasileira.

Texto de Diego Vieira
Administração Imagens Históricas





...E mais 21 mulheres para reflexão.

Abraços a todos.

4 comentários:

  1. Adoro tudo o que você escreve. Me sinto homenageada. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro, Ana Neri, essa devo minha profissão!

    ResponderExcluir
  3. Maria Bonita é um ícone da nossa história como uma mulher guerreira e corajosa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bacana a sua homenagem as mulheres. Permita-me sugerir uma mulher que acho que anda fazendo muita falta: Emma Goldman. Enquanto essa senhora pisou na Terra tudo ficou bem mais perigoso... Grande abraço!

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...