segunda-feira, 1 de abril de 2013

Doze meses com os Enamorados: Yubertson Miranda


Olá pessoal. Contamos hoje com o entendimento do Arcano VI pela ótica do querido Yubertson Miranda, tarólogo e numerólogo. As relações entre Tarô e numerologia são complexas e ainda estão sendo discutidas, não havendo consenso sobre seu uso ou não. Nada melhor que apreendermos seu conteúdo com quem entende do riscado.
Contatos com o Yub: seu blog Yub | Universo simbólico e Personare.


Cada número presente em determinado Arcano do Tarot representa informações a mais sobre as suas características, as quais são somadas aos símbolos presentes na carta.  Este ano de 2013, cuja soma dos algarismos 2+0+1+3 gera o 6, é regido pelo Enamorado. Na Numerologia, obviamente, o Ano Universal é simbolizado pelo próprio Número 6. 
Algumas vezes, um número na Carta de Tarot não tem grandes semelhanças com a sua dinâmica numerológica, tal como o 5 e O Papa. Outras vezes, os significados numerológicos de um número são bem similares ao que está configurado numa carta de Tarot. É o caso do 6 do Enamorado. Ambos falam da importância da negociação. Acordos são necessários. E para alcança-los, é essencial fazermos uso constante da arte de dialogar. 
 O jovem que se encontra entre uma mulher mais jovem e outra mais velha no Tarot de Marselha está ponderando sobre os pontos de vista de cada uma. Procura dar atenção para ambas, pois parte de seu corpo está apontada para uma (cabeça e um dos pés) e a outra metade (outro pé e mãos) para a outra mulher. Está configurada nesta imagem a capacidade de olhar para os vários lados de cada questão. E não tomar partido precipitadamente. Primeiro avaliar, ouvir. Depois decidir. Daí sua associação com a dúvida, a indecisão. Cada lado da moeda tem seu valor, tem seus atrativos. Qual escolher?
O Número 6 na Numerologia Pitagórica é o número do indeciso. Por quê? Porque ele não quer desagradar ninguém. Quer manter-se em paz, numa relação harmoniosa, com cada pessoa. Daí o fato de optar pela não escolha, isto é, ficar em cima do muro. O grande paradoxo é que essa opção de não decidir já é uma escolha, uma decisão. O problema é que esta acaba desagradando a ambas as partes! Se tivesse escolhido um lado, só desagradaria o outro. 
Essa tendência é explicitamente percebida quando o Enamorado sai no Templo de Afrodite (Método eficaz para a área afetiva), por exemplo. É a clássica situação do triângulo amoroso. O homem busca manter tanto a esposa quanto a amante. Não opta por nenhuma. E acaba desagradando ambas. 
Buscando uma causa ainda mais profunda para essa dinâmica da angústia da escolha que tanto o 6 quanto o Enamorado simbolizam, encontramos o perfeccionismo. A pessoa tem tanto medo de errar, porque se mostrará humana, intrinsecamente imperfeita, que prefere manter a aparência de ser perfeita. Esse perfeccionismo se encontra representado pelo anjo acima dos protagonistas. Afinal, anjos são considerados criaturas perfeitas, não é mesmo? No mínimo, numa condição superior à humana.
Quem tem o 6 em alguma posição do Mapa Numerológico sofre por não aceitar a realidade: sua, dos outros e da vida como um todo. A realidade da imperfeição. Prefere acreditar num mundo ideal, especialmente em termos afetivos. Não por acaso tanto o 6 quanto O Enamorado simbolizam o amor. Na verdade, o amor platônico. O estado de romantismo altamente exagerado. Tem a expectativa de encontrar o príncipe encantado ou a princesa encantada. 
Consequentemente, este é um ano que será fundamental reconhecermos nossa natureza humana imperfeita. Encarar a vida tal como ela é, a fim de não sofrermos com o perfeccionismo, o qual nos impede de decidir. Porque por não querermos errar, postergamos decisões. Afinal, e se optarmos por uma pessoa e a outra é que realmente seria nossa alma gêmea? Se escolhermos esse emprego e não for este o que nos trará mais satisfação e retorno financeiro? Evitamos fazer um curso, porque pode ser que outro seja o mais adequado para o nosso futuro acadêmico e profissional. Enfim, dúvidas e mais dúvidas que corroem a alma. Prefere-se ficar passivamente na cômoda posição da inércia, do não comprometimento. 
Porque um dos grandes aprendizados do Número 6 – e que é compartilhado com os atributos dO Enamorado – consiste em desenvolvermos a maturidade. Ao decidirmos, amadurecemos. Aceitamos as consequências do desagrado, dos conflitos, dos efeitos de termos optado. E nos tornamos mais maduros ao bancarmos nossa decisão. 
Lembro-me quando conheci a mulher que seria minha esposa. Eu estava num namoro bastante insatisfatório. No meu Mandala, havia O Enamorado na Casa Central. A dúvida entre manter um namoro ruim ou escolher aquela que mexeu comigo e parecia ter muitas afinidades comigo me corroía. Foi aí que aprendi essa lição do Arcano 6: entre duas opções, escolha a mais desafiante e não a que te manterá no comodismo. Será por meio dessa decisão que você amadurecerá consideravelmente, pois demandará um comprometimento de corpo e alma – o que a outra opção, a cômoda, não extraía de você.
Então, diante de cada dúvida e alternativas com as quais se deparar neste ano de 2013, opte pela que será mais desafiante e lhe exigirá maturidade, responsabilidade, comprometimento. Dessa forma, você perceberá uma das mais belas sensações que o Enamorado e o Número 6 simbolizam: a verdadeira sensação de paz, de profunda harmonia – consigo mesmo, com o outro e com a vida. 

Um comentário:

  1. Muito bom! Yub, pra variar, dá um show de texto e compreensão. Vamos aguentar a dúvida, né? Decidir, como diz nosso colega, é um ato de maturidade. É aí que podemos exercer nosso livre arbítrio e abrir novos caminhos desafiadores.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...