quarta-feira, 1 de maio de 2013

Doze Meses com Os Enamorados: Regina Guigou e a Astrologia


Olá pessoal. Hoje contamos com a presença de Regina Guigou para falar-nos um pouco sobre a relação entre o sexto Arcano e sua atribuição astrológica mais citada: Gêmeos. Utilizar Astrologia e Tarô é uma opção. Não são intrinsecamente dependentes. Mas as reflexões que obtemos entre uma ciência e outra valem, e muito, a pena. 
Sigamos com ela.

O que o arcano Os Enamorados tem a ver com o signo de Gêmeos?

Gêmeos, o terceiro signo zodiacal. Sua função é, através da curiosidade, abrir portas para o aprendizado, a versatilidade e a ESCOLHA.
Os gêmeos, Castor e Pólux, foram escolhidos para simbolizar este signo, demonstrando assim o conceito de dualidade e escolha – bem/mal, certo/errado, direita/esquerda, yin/yang. 
Seu glifo mostra que consegue unir forças contrárias, representa as opções abertas. Aqui, encontramos os pilares de Hércules. As colunas são ligadas, representando a habilidade de usar o intelecto para unir a essência à matéria. 

Os Enamorados – Arcano VI

A busca pelo complemento e pela unidade é a tônica desta carta regida pelo signo de Gêmeos. 
A carta d'Os Enamorados é predominantemente uma carta das emoções, e que muitas vezes retrata o amor abençoado, seja por um anjo, ou pelo próprio Deus. 
Ar é o elemento que rege os Amantes, e seus significados são associados com o espírito e a mente. A noção de escolha entre positivo e negativo é representado neste cartão com a simbologia de idade de um homem para decidir entre dois caminhos. Tal encruzilhada, que agora é preciso considerar todas as consequências antes de agir. Tanto uma situação simples, quanto uma decisão mais complicada nos deparamos com uma bifurcação na estrada para escolher entre dois caminhos pelo qual todas as nossas  crenças e ideais serão testados. 

Enamorados
Waite Smith

O significado dos Amantes é talvez melhor ilustrado com a imagem da carta no baralho Rider-Waite, e algumas das suas variantes. Esta imagem mostra o homem olhando para a mulher, que por sua vez, olha para a figura divina acima de ambos. O homem não pode ver o anjo, e ele deve confiar a mulher para vê-la para ele. Da mesma forma, a mente consciente (o homem) não pode acessar diretamente Poderes Superiores (o anjo), o que acredito que aqueles são. O inconsciente (a mulher) deve ser a ponte entre os planos físico e espiritual. Esta simbologia também mostra o verdadeiro poder do amor.

O ano dos Enamorados


Por ser uma carta cujo sentido é de escolha, geralmente no plano moral ou ético devemos olhar para dentro e através da inspiração acessar a sabedoria necessária para fazer a escolha corretamente. Confie no conselho de sua voz interior, não deixe perturbar pelos desejos e depois de ter feito a sua escolha não volte para trás, não se importando com o quanto de oposição poderá enfrentar oposição você poderá enfrentar, pois é no conflito e no intercâmbio com o mundo e com os outros que encontrará o equilíbrio das emoções antes de escolher.
Esta carta fala do encontro entre duas pessoas, do amor. Portanto, o ano de 2013 poderá encontrar alguém especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...