quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 03. Luqiam Osahar e o Navio.


A nossa blogagem é um sucesso, gente. Eu fico muito feliz de estar com vocês nessa. Muito obrigado mesmo por acompanharem o processo. E hoje, vamos viajar nas ondas do mar conforme o timoneiro Luqiam Osahar mandar.

Luqiam Osahar (Robson Miranda) é cartomante, tarólogo e astrólogo. Descendente Rom de família egípcia já viveu em vários lugares no circuito Brasil/Europa/Africa. Psicólogo e Historiador de formação. Desenvolve pesquisas na área de simbologia e religiões nativas. Atua como oraculista e ministra cursos, palestras e workshop no Rio de Janeiro, onde atualmente reside.

contatos: luqiam.osahar@gmail.com  e site  www.luqiam.com 


Me dedico ao estudo profundo de simbologia, e isso me faz observar os detalhes em todas imagens que representam os oráculos. Há uma diversidade de figuras dentro do universo Lenormand, e talvez por isso eu as interprete de maneira um pouco distinta uma das outras; mas, como o baralho sugerido foi o French Cartomancy Lenormand, vou me ater aos detalhes do mesmo.
A terceira carta do baralho Lenormand é representada por um veículo; e único. Este veículo marítimo: o barco, navio, veleiro; nos remete a um propósito de transporte. É importante observar que o navio representado no baralho estará sempre em movimento, o que simbolizará sempre esta ação. Geralmente está associado a mudanças em nossas vidas, mudança esta de maneira externa: como deslocamentos físicos, mudanças de endereços, de ambientes, ou viagens. O Navio é um transporte coletivo, o que pode sugerir também mudanças que envolvam mais do que o próprio consulente.

Na imagem da carta 3 do French Cartomancy Lenormand, observamos três elementos que vale a pena ressaltar: o veleiro, o mar e o céu. Como se procederá então essa "mudança" representada neste baralho?

1- Temos um barco a velas - um veleiro, diferente de outros baralhos onde o barco é representado a vapor. No caso deste baralho observamos que o deslocamento do veículo se dá por uma força externa e natural, o próprio vento. Isso nos remete a uma mudança que ocorrerá sem a nossa indução, algo que venha de maneira natural conduzida pela própria ação do Tempo, ou necessidades repentinas. Já nas imagens que o barco é a vapor, vejo que essas mudanças devem ser programadas e estudadas; exigirá do consulente abastecer seu navio de carvão e fazer toda uma análise do maquinário (logística) que envolverá essa viagem (mudança).
2- O mar está agitado, um sinal de que as correntes de ar são firmes e fortes, o que levará o veículo com certa rapidez ao seu destino. Lembrando que, um mar agitado é perigoso até para os mais experientes, e neste caso, essa viagem deve ser conduzida com cautela por águas agitadas, águas essas que podem ser bem associadas as nossas emoções: euforia, ansiedade, medos e inseguranças.

3- O céu nesta carta se encontra bom - o tal "céu de Brigadeiro", e é um sinal de que, apesar dessa mudança estar ocorrendo em águas turbulentas, o céu que nos guia se mantem claro e firme, nada nos pegará de surpresa.

Lembrando que essas minhas considerações é apenas um resumo da carta em sua individualidade. Sabemos que outras cartas que a acompanharem vão interferir no seu significado para a questão colocada. No Lenormand temos mais duas cartas que estão estreitamente fadadas a interferir com peso  na carta do navio: a âncora e as nuvens.
A âncora prenderá esse navio, não a um cais, e sim no mar - o real propósito da ancora. E neste caso, a ancora acompanhando o navio nos remeterá a uma viagem interrompida. Algo abalará a estrutura do navio e o forçará a ancorar.
As nuvens ocasionarão um mau tempo e com isso essa viagem pode ser cheia de transtornos e dificuldades; o mar já se encontra agitado, e com a presença das nuvens pode ocorrer tempestades que colocaria a integridade do navio e seus passageiros em risco.

O Navio no jogo (breve consideração), pois os detalhes podem vir com outras cartas acompanhando. 

Questões abstratas (emocionais) - passeio ou viagem com o parceiro(a); ou o encontro de algum sentimento importante nesta ação. Para os solitários, o amor pode estar fora de sua cidade ou ter origem em outro lugar.
Questões profissionais - mudanças do ambiente de trabalho; viagens profissionais
Questões saúde - a solução pode estar fora de seu habitat, sugerindo uma viagem/deslocamento físico para encontrar a cura/tratamento. 

11 comentários:

  1. Que delícia!

    Luqiam, você foi magnífico na explicação. Na verdade, essa postagem foi direcionadíssima para mim. Vou contar um pouco da minha história:

    "Em Julho, eu saí de férias do trabalho. De repente, minha colega de trabalho me ligou, dizendo que o nosso setor iria acabar. Foi um boato, mas ela acreditou nisso! Resultado, eu fiquei apreensivo e resolvi abrir as cartas, no sentido de pedir um conselho. embaralhei, rezei e pedi aos meus orixás que me mostrassem o que iria acontecer com o meu emprego, quando eu voltasse das férias. Retirei três cartas do deck, e saíram:
    AS NUVENS + O NAVIO + A ÂNCORA

    Na mesma hora pensei, aconteça o que for, eu não vou ser demitido! (pensei nisso por causa da âncora).

    Na ocasião, eu não tinha essa visão de que o navio pode remeter inclusive a deslocamento físico. Mas, eu interpretei que realmente a situação estava complicada, e que iriam acontecer mudanças, mas que eu não seria desligado. Pois bem, quando eu retornei das férias, no início de Agosto, o meu setor tinha sido reestruturado e me transferiram para outra filial. Foi uma mudança em que, eu não tinha escolha. Fui promovido, e fui obrigado a assumir uma area em que eu não conhecia ninguém. Foi, e ainda está sendo um desafio. Estou enfrentando algumas dificuldades (As nuvens), inclusive por causa da mudança de bairro (O Navio), mas realmente o meu emprego ficou seguro (A âncora)"

    Hoje, nesse exato momento, a minha percepção sobre essa lâmina se expandiu ainda mais, com essa explicação maravilhosa.

    Parabéns, e muitíssimo obrigado pela generosidade. Que Iemanjá abra seus caminhos e te guie com muita luz, pelos caminhos da espiritualidade.
    Asé.

    Emanuel,
    Show de bola! (y'

    Cleiton.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, obrigada pelo aprendizado! :)

    ResponderExcluir
  3. Robson, essa simplicidade só fez com que todos puxassem a carta pra perto, com carinho, de quem vê algo pela primeira vez... Eu adorei, CLARO, a análise simbólica (nós amamos isso!) e as correlações com a Âncora e as Nuvens. Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  4. O que falar???

    Parabéns!!! Show !!!! Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  5. Arrasou! ao analisar um casal de amigos também tirei o navio como carta de soma sendo que no próprio jogo o navio também havia saído. E por coincidência, este amigo está indo viajar, mas não que seja algo programado, mas não teve escolha já que o evento fora da cidade é importante para o seu parceiro.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa explicação, para mim que estou começando então...obrigada ! (Fabíola)

    ResponderExcluir
  7. Ola meu amigo e companheiro de viagem. Sempre admirei o teu trabalho. Vc tem o dom de fazer qualquer um mergulhar nas profundenzas dos simbolos. Adorei o texto querido. Obrigada. Beijao.

    ResponderExcluir
  8. Fico encantada com a maneira como você se apropria e descreve simbologias. Belo texto...abraços.

    ResponderExcluir
  9. Mara, ficou ótimo e adorei a observação das influência, vento e correnteza...

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...