quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva Petit Lenormand: 26. Os Livros de Maria Cristina de Souza.



Olá pessoal. Hoje contamos com a colaboração da Maria Cristina de Souza, uma querida, que tive oportunidade de conhecer na Mystic Fair (falando nisso, a Mystic Rio está chegando!). Com um batepapo gostoso e tranquilo, ela nos apresenta esta que é uma das mais caleidoscópicas cartas do Lenormand.
Não se enganem: Nas páginas em branco, tudo é possível.


Meu Deus  !!!   OS LIVROS  !!!!            

Que Responsabilidade!!! Num primeiro momento pensei: Que Bico!!! Muito fácil!!! Moleza!!! , mas passada a “euforia” inicial, quase tenho uma crise de asma, tamanha minha falta de ar.... Meu Deus!!!Como falar de algo tão precioso ?  Como expressar corretamente a importância  de uma jóia tão valiosa?  Tantos Temas, Tantos gêneros literários....

Ah! Já sei, vou olhar o dicionário para ao menos começar  bonito.

Vejamos, a definição de LIVROS:


A palavra Livro provém do latim liber, um termo relacionado com a cortiça da árvore. Um livro é um conjunto de folhas de papel ou de qualquer outro material semelhante que, uma vez encadernadas, formam um volume.

No Dicionário Houaiss,  livro é uma “coleção de folhas de papel, impressas ou não, cortadas, dobradas e reunidas em cadernos cujos dorsos são unidos por meio de cola, costura, etc., formando um volume que se recobre com capa resistente”.

No  Wikipédia,  livro é “um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro”. 

O livro é um produto intelectual e, como tal, encerra conhecimento,  e expressões individuais ou coletivas. Mas também é nos dias de hoje um produto de consumo, um bem e sendo assim a parte final de sua produção é realizada por meios industriais (impressão e distribuição). 

A grande maioria diz: conjunto de folhas impressas..... e,  blá, blá blá. 


Estas definições não me agradaram em nada embora estejam corretas, mas devo admitir gostei muito do: Encerra Conhecimento!!!  E, é por ai que vou começar a falar  do mais fiel dos amigos,  colocando seu significado dentro do  Baralho Lenormand, onde é a Carta Número  26  com o nome  "OS LIVROS" ,  EM NEGRITO,  da  forma como o vejo e tentando ser o mais clara,  simples e objetiva possível .  


Quando somos crianças, os Livros didáticos são os primeiros livros  com quem temos contato, e foi num deles que me alfabetizei,  a boa e velha  Cartilha “Caminho Suave”,  e desde então,   Livros são uma constante em minha  vida e estão por toda parte por onde eu circule, estão no meu consultório, na bolsa, no quarto, na sala, na mala, no guarda-roupa, enfim acordo e vou dormir com eles. 

Todo e qualquer Livro  sempre irá contar alguma coisa, mas para que isso ocorra você vai ter que dispor de algum tempo para abrir e ler, pois sem este pequeno gesto,  ficará sendo apenas o tal “ amontoado de folhas  impressas”....

Então, você abriu e leu??? 

Ótimo!!! Isso mostra  que você, investiu um tempo pessoal para adquirir conhecimento e cultura , estudando seu conteúdo e isso pode ser feito em qualquer lugar, não apenas em   ambientes de  ensino.


E, falando em ambientes de ensino   lembrei –me dos tempos de ESCOLA, e da dificuldade para entender algumas  matérias (matemática, física, química, ),  que parecem terem  sido inventadas para nos testar, para  estimular nosso cérebro, colocando à prova nossa capacidade  de raciocinar, exaurindo nossa mente  ao máximo, nos fazendo prestar atenção nos detalhes , exigindo o máximo de concentração para entender e compreender as fórmula e equações. E, tudo só “clareava” um pouco , depois de estudarmos muuuuuuuuuuuuuito! 

Caso esteja estudando com afinco, a mensagem da Carta Livros  é a de que você  será bem sucedido em qualquer tipo  prova ou teste a que se submeter.

Depois de alguns anos escolares,  ingressamos no mercado de TRABALHO,  e somos cercados pelos   Livros Técnicos, cujo tema são sempre relacionados à atividade profissional que executamos ou pretendemos executar. São eles que vão  nos ajudar a cumprir nossa atividade com eficiência. 

Então,  A Carta “Livros”  em questões referentes ao trabalho vão sugerir  que  teremos crescimento pessoal e profissional através de estudos e investimentos,  ou seja: Algo positivo conquistado através do conhecimento.  

A capacitação profissional é pessoal, dependendo da motivação e esforço pessoal, enquanto a formação pode ser adquirida em sala de aula.  Para sermos promovidos é importante além do conteúdo, o comportamento adequado para atingirmos o objetivo desejado. 

Bem, acho que merecemos um tempinho de Relax  e, que tal ler um bom Livro de Suspense ou  Mistério ?

A Carta Livro muitas vezes pode se parecer com esses tipos de Livros, onde nada é o que parece ser. Como por exemplo aquele livro enorme onde após a leitura de 914 páginas de uma história envolvente, cheia de suspeitos , chegamos no final e, Tchan..Tchan. O final é indefinido e é  Você, quem decide quem era o  verdadeiro assassino ou culpado ( como assim???), ou ainda o Livro que que tem uma leitura tão complicada, tão estranha, que você termina e pensa: “Que droga”, não entendi nada... O livro parece falar em grego....

Preste mais atenção ainda, pois neste caso a mensagem da Carta Livros  no Lenormand é que a Mensagem é Secreta ou Oculta.  Há algo que ainda não percebemos.  Eu hein!!! Não suporto este tipo de Livro.... Vou ler outro...

AH!   AMOR E ROMANCE   

Todo mundo quer saber do Amor, dos Relacionamentos, do Ficante, do Namorado, etc... mas a carta do Livro, no quesito Amor, não vai nos dar aquele final feliz  ou vai terminar com o famoso : “...E foram felizes para sempre”.... Calma! Nem tudo está perdido, pois a carta vai apenas nos aconselhar sobre a  necessidade de se conhecer e, investigar  mais e melhor  o parceiro, para que o relacionamento evolua .  

Falando na” necessidade de se conhecer melhor o parceiro”,  quem nunca leu ou ouviu  algo do tipo: Só depois que me separei, fui realmente conhecer a verdadeira “face” da pessoa,  ou leu algo onde se descobre que o homem amado e a família inteira na verdade são  “vampiros”  hehehe...



Existem muito mais tipos de Livros, mas a cada um que você se dedicar, tenha a certeza que você estará aumentando sua Riqueza Interior e Exterior. 

Então, vamos ler, pois  já dizia Confúcio:  “Não há como abrir um livro sem aprender alguma coisa”. 




Maria Cristina de Souza/ Amariacris

Julho/2013 [Nota do editor: Quem diria que estamos desde julho escrevendo e conversando sobre Lenormand!!!]

4 comentários:

  1. Muito legal amei o texto. seguindo seu blog!
    http://solzinhartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este post surge justamente quando eu ao analisar o parceiro de uma amiga, recebo do jogo o livro como sentimentos dele com relação ao relacionamento. E o coração é ou não é um livro cheio de mistérios a serem estudados? Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Maria Cristina, ficou excelente a sua abordagem sobre a carta 26 - Livros.
    E uma carta que tem aparecido muito nas minhas leituras.
    "é um livro..." , " é por causa de um livro...", "é um segredo". Alguns com dúvidas em identificar, mas eu sabia.
    Como saber, senão abrir o livro?
    Segredos e sonhos guardados. Agora revelados.
    Abri o livro. E continuo lendo.
    E o livro continua aparecendo. Que bom!
    Mais uma vez parabéns. Aliás, todos vocês que escrevem aqui só merecem aplausos. E um grande carinho com as Cartas.
    E eu continuarei no estudo e sempre que precisar voltarei para consultar.
    Obrigada por tudo e a todos.

    ResponderExcluir
  4. Maria Cristina, ficou excelente a sua abordagem sobre a carta 26 - Livros.
    E uma carta que tem aparecido muito nas minhas leituras.
    "é um livro..." , " é por causa de um livro...", "é um segredo". Alguns com dúvidas em identificar, mas eu sabia.
    Como saber, senão abrir o livro?
    Segredos e sonhos guardados. Agora revelados.
    Abri o livro. E continuo lendo.
    E o livro continua aparecendo. Que bom!
    Mais uma vez parabéns. Aliás, todos vocês que escrevem aqui só merecem aplausos. E um grande carinho com as Cartas.
    E eu continuarei no estudo e sempre que precisar voltarei para consultar.
    Obrigada por tudo e a todos.

    ResponderExcluir

Quando um monólogo se torna diálogo...