sábado, 29 de março de 2014

Como criar um blog de Cartomancia. Ou: dicas para quem quer começar [PARTE 2]



Olá pessoal. Continuando a série de dicas de como montar um blog de cartomancia, seguem aqui mais considerações que apreendi nesses cinco anos de blogagem aqui no Conversas.
Espero que apreciem.



Está cheio de ideias? Programe suas postagens dentro da regularidade proposta para o blog. 

Muitas postagens, seguidas de um ocaso de semanas, podem comprometer a legitimidade do seu blog. Vale mais a pena programá-las e ter um tempo para pensar em novos conteúdos, vivenciar mais profundamente os assuntos que aborda, e assim por diante. No caso aqui do Conversas, tem textos que demoram uma eternidade para saírem. Este mesmo, que você está lendo, começou a ser escrito em julho de 2013. Quase um ano entre a ideia e a publicação. 
A ideia me agradou, mas precisava pesquisar mais a respeito, observar mais, para poder oferecer conteúdo de qualidade. Nesse meio de tempo, outras postagens foram escritas. E, enquanto você lê esse texto, tem um monte ali na caverna do Conversas esperando serem lapidados para serem publicados. Fica então, implícita nesse tópico, outra dica: utilize com sofreguidão os Rascunhos do blog. Por um lado, uma ideia fantástica (ou nem tanto) não se perde por falta de ter sido escrita, por outro é possível maturá-la para torná-la inteligível (ou então, fantástica). 

Escreva corretamente e de forma clara. 

Por favor, nossa profissão é ligada à fala e à escrita. Comprometa-se com a sua língua.  Não precisa, necessariamente, usar a norma culta; isso dependerá do tipo de leitor que você espera e do teu próprio estilo literário. A primeira perspectiva define a segunda, acredite. Quanto mais claro você for na escrita, mais vontade o leitor terá de continuar lendo. Deixe esoterismos e termos técnicos para os momentos estritamente necessários. Muito cuidado com os lugares comuns dos textos cartomânticos, como energia (ô palavrinha mal utilizada, essa!)autoconhecimento, luz e amor universal, por exemplo. Conheça sinônimos, os salvadores de qualquer leitura truncada (aquele momento em que você consegue ler a mensagem, mas faltam palavras para reproduzir o que vê). E use MUITO o dicionário. Sim, assim mesmo, em caixa alta. Dicionário para tudo. Na dúvida sobre o significado de uma palavra, dicionário. Na dúvida se ela será bem interpretada, sinônimo. Encontrado no dicionário.

Escolha bem o layout do seu blog. 

Indispensável e imperdoável em contrário. Hoje em dia, cores escuras de fundo não funcionam tão bem. Os blogs que tem essa identidade tem muito mais tempo de existência que a sua vontade de escrever, ou seja, a identidade está sedimentada. Agora, se você está começando, é melhor se adequar ao que existe no momento. Conheça os layouts oferecidos pela plataforma que utiliza, verifique se é possível personalizar. E adeque-se ao padrão, pelo menos num primeiro momento. Com o tempo, seu blog também adquirirá identidade, e você saberá qual é o próximo passo. Agora, se você entende de design, vá fundo e crie sua identidade. 
No caso do Conversas Cartomânticas, o layout é trocado anualmente, em função do Arcano regente e do planeta regente do ano pela ordem caldaica. Essa é a identidade, esse é o caminho. Já sei que ano que vem a decoração será baseada na Justiça/Ajustamento e em Marte; mas tenho um ano pra pensar no processo.
Está com dúvidas, sem muitas ideias, acredita não conhecer muito do processo? A Fundação Bradesco, em sua Escola Virtual, oferece cursos gratuitos - online e semi presenciais - e entre eles, um de Ilustração e Design Gráfico para Web. É necessário conhecimento prévio de HTML - mas a própria Escola Virtual oferece.
Recomendo.
Agora, se você quer REALMENTE um trabalho bacana para o seu blog, contrate um profissional de Publicidade. O layout de 2013 foi feito pelo Euclydes Cardoso Jr., da DZI Comunicação, olha:



Esse foi o layout que eu fiz, para 2014 [que ficou no blog até a entrada do Ano Novo Astrológico]:

E esse foi o layout que a Chris Wolf fez, em cima da mesma ideia:



Gente, não preciso nem apontar o quanto eu sou pueril frente os dois, não é? São trabalhos maravilhosos. E sim, eu fiz tudo isso no Paint, a única coisa da qual me orgulho, rs. 
Se você não sabe como fazer, contrate quem saiba. Eu indico os dois. 

Escolha uma fonte agradável, e mantenha um tamanho legível. 

Monotype Cursiva, Frankenstein e Brush Script são lindas em títulos, mas tenta ler um texto inteiro nessas fontes, tamanho 12. Na dúvida? Arial. Sério. A ABNT agradece. Os seus leitores também. 
Aqui no Conversas uso Georgia. Acho bonita e legível. Nas apostilas do Conversas, uso Andaluz. E toda vez que fico em dúvidas, uso Arial.
Quer conhecer mais fontes? Clique aqui.

[continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...