domingo, 20 de dezembro de 2015

Estudando baralhos como estudam-se obras de arte.


Uma coisa que eu gosto de reforçar é que, no estudo da cartomancia, devemos tomar as cartas na mesma acepção de uma obra de arte.
Mas como - e por onde - começar?
Reuni aqui algumas dicas para isso, baseadas nos artigos de Carolina Pignatari para o Canal do Ensino.


- Talvez, num primeiro momento, seja mais fácil fazer esse exercício com baralhos conhecidos, como o Marselha e o Waite. Baralhos mais complexos, como o Thoth, e temáticos, como o Vertigo, podem ser usados quando você tiver desenvolvido boa prática.
- Por um momento, esqueça o título. Observe a imagem com olhos de primeira vez. Busque detalhes que saltem aos olhos e detalhes não tão óbvios assim.
- Permita que a carta lhe impressione. Aceite essa primeira referência. Gostou? Não gostou? Esse primeiro sentimento é importante.
- Essa carta lhe lembra alguma coisa? Um filme, uma música, uma outra imagem ou obra de arte?
- Observe as bordas. As cartas se encaixam ou são independentes entre si? Você é capaz de construir um cenário a partir da combinação das cartas? (Experimente parear a Sacerdotisa com o 2 de Espadas do Waite Tarot. É um bom começo.)
- Observe as cores, tons, a técnica utilizada. Essas escolhas nos permitem entender aonde o artista queria chegar, e quais eram os seus limites. 
-Tente isolar os elementos da carta, para analisá-los particularmente. Da Sacerdotisa, por exemplo, o véu e o livro são fáceis de perceber. O que mais é possível isolar nessa carta?
- Observe a luz, sombra, volumes e rachuras. A imagem é "chapada" ou tem maior refinamento em sua composição? Como isso lhe afeta?
- Qual é a época em que o baralho foi produzido inicialmente? Como era a produção artística do momento? Uma boa dica é ver documentários sobre o período. Para se familiarizar, vale a pena fazer um curso de História da Arte.
- Use todas as informações até o momento para referenciar sua leitura da carta.
- Agora compare com algum livro de referência em cartomancia. Entretanto, perceba: antes de ir ao texto, você, por si só, já construiu o seu texto.
- Se possível, escreva o seu texto em seu diário de jogos ou mesmo em um blog. É sempre bom conversar com pessoas sobre os temas que lhe agradam, e essas conversas podem alterar drasticamente o rumo da sua visão das coisas.


Para ver os artigos originais, clique aqui e aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando um monólogo se torna diálogo...